Gostas de jogar Fortnite? Vais adorar o Lightnite

Gostas de jogar Fortnite? Vais adorar o Lightnite

Na segunda metade de 2017, o Fortnite da Epic Games tornou-se um sucesso maciço no mercado dos videojogos. Em reacção a este sucesso, muitos dos gigantes da indústria tentaram reverter a fórmula na esperança de obter lucros semelhantes. Alguns mudaram a estética caricaturada para oferecer uma experiência mais realista que fazem lembrar os "Hunger Games", outros concentraram-se na adição de histórias intrincadas. Apesar destes esforços, os resultados são claros: Fortnite continua no topo com receitas de 2,4 mil milhões de dólares em 2018 e mais de 125 milhões de jogadores.

Fortnite ft. Bitcoin

No dia 19 de outubro de 2019, a equipa por trás do portal de videojogos Satoshi's Games apresentou o Lightnite: um jogo de tiro multijogador online cujas micro-transacções são totalmente alimentadas pela Lightning Network. Este é o projecto mais ambicioso da equipa até agora, e promete trazer mais adopção de bitcoin à comunidade de videojogos.

Poucos dias depois do rei da "battle royale", Fortnite, ter lançado novos mapas e ambientes para explorar no Capítulo 2, o criador de Lightnite Carlos Roldan e a sua equipa tentaram um golpe que ataca directamente o modelo de monetização. Durante a Lightning Conference de 2019, os programadores da Satoshi's Games venderam passes de acesso antecipado para Lightnite.

Tal como o Fortnite, o Lightnite é um jogo freemium. Qualquer pessoa no mundo pode criar uma conta e aderir à experiência competitiva sem ter que pagar. A receita é inteiramente gerada pela venda de características de personalização de personagens: Dos pacotes de skins a movimentos de dança e detalhes coloridos que customizam o teu avatar e te diferenciam da multidão, é tudo um esforço muito lucrativo que capitaliza os jogadores. A necessidade psicológica de singularidade e originalidade.

No entanto, o Lightnite não depende dos mesmos pilares do sistema financeiro tradicional. Ao comprar vários itens no jogo, os jogadores podem simplesmente gastar satoshis através da Lighning Network. Isto torna a transacção instantânea, privada e definitiva. Não há forma de fazer cashbacks como no caso dos cartões de crédito, e não há necessidade de os jogadores fornecerem qualquer tipo de informação pessoal. Graças aos pagamentos Lightning, os jogadores de Lightnite podem desfrutar da experiência de personalização do avatar sem gerar um registo de dados que esteja associado à sua identidade.

Lightnite é um jogo de battle royale online multijogador onde cada interacção digital específica entre jogadores desencadeia uma recompensa monetária ou penalidade. Em palavras simples, os jogadores ganham bitcoin ao abater outros jogadores e perdem bitcoin quando são baleados.

Além disso, alguns itens no jogo têm um valor em bitcoin e podem ser recolhidos de jogadores mortos e a loja do jogo permite que os jogadores comprem itens com dinheiro fiat ou micro-transacções BTC.

Os saldos do jogadores são actualizados em tempo real quando um jogador danifica outro, fica danificado ou apanha um item com valor em bitcoin. A empresa também nota que os jogadores podem sair do jogo e retirar instantaneamente o seu saldo através da Lightning Network quando assim o desejarem.

Uma tentativa de aumentar a adopção de Bitcoin

A Satoshi's Games está ciente de que o aspecto Bitcoin não é para toda a gente e está a integrar uma versão não-Bitcoin do jogo com a esperança de que os jogadores eventualmente migrarão para ganhar e perder Bitcoin para fomentar a adopção em massa da criptomoeda. A versão não-Bitcoin concede pontos no jogo em vez de moeda, ao mesmo tempo que permite que os jogadores comprem itens usando dinheiro fiduciáro.

Os utilizadores não-Bitcoin podem jogar o modo sem funcionalidades Bitcoin e acabarão por se sentir atraídos pela interactividade melhorada permitida pela integração de Bitcoin e começarão a experimentar com esta tecnologia inovadora. Esta é também uma forma de contribuir para a adoção em massa do Bitcoin. - Carlos Roldan

Pré-venda em curso e lançamento previsto para Junho de 2020

O Lightnite está disponível em pré-venda por cerca de €18. Vai a lightnite.io e faz já a tua reserva. A versão single-player, em pré-alpha, está prevista para Março.

A equipa já criou uma loja (disponível em play.lightnite.io) para dar exclusivamente aos utilizadores pré-alfa o privilégio de se juntarem a uma pré-venda e comprarem itens no jogo que poderão utilizar dentro do jogo.

3 modos de jogo

Casual

Um puro battle-royale que podes desfrutar mesmo sem ter qualquer conhecimento prévio sobre como o bitcoin funciona. Para gamers. Com recompensas de bitcoin no jogo escondidas dentro de Easter eggs e desafios. Dentro do modo Casual existem 3 sub-modos com base no número de jogadores envolvidos:

  • Solo (1 jogador)
  • Duo (2 jogadores)
  • Squad (4 jogadores)

Arena


Os utilizadores decidirão se entram na Arena e serão comparados a um conjunto de utilizadores com o mesmo rank e valor dos itens que estão a usar.

Quando um jogador morre, os seus itens caem no chão e outros jogadores têm de tomar decisões estratégicas, mas rápidas, enquanto outros adversários tentam matá-los: têm de escolher o que saquear do jogador morto (ou munições, escudos ou melhores armas para aumentar a probabilidade de ganhar o jogo) e precisam fazê-lo sabiamente porque cada jogador tem espaço limitado para itens que podem ser transportados na mochila.

Este é o único modo de jogo onde os jogadores podem perder os seus itens. Os itens recolhidos podem ser vendidos em troca de bitcoin assim que o jogador ganhar a Arena. Então, basicamente, se conseguires ganhar a Arena, podes vender no mercado as skins que estavas a usar e as que saqueaste dos adversários.

Este é o modo de jogo dentro do qual os itens comprados durante a pré-venda podem ser convertidos em bitcoin. Um máximo de cerca de 20 jogadores (número a confirmar) juntam-se à Arena ao mesmo tempo.

Eventos

Os eventos podem ocorrer durante períodos específicos. Haverá dois tipos de eventos:

  • Ofertas: algum bitcoin será escondido dentro do mapa do jogo e os jogadores que os encontram e recolhem podem retirá-los para a sua carteira;
  • Modos flash: modos de jogo criativos que duram 3 semanas. Um exemplo de um modo flash é o modo em que os jogadores ganham bitcoin à medida que atingem os adversários e perdem bitcoin quando são atingidos.

Lançamento em várias plataformas

A Satoshi's Games diz que o desenvolvimento da Lightnite ainda tem um caminho a percorrer, mas há planos para lançar o jogo através das plataformas habituais, incluindo o Steam, a PlayStation Store e a plataforma de distribuição Elixir do estúdio.